sábado, 25 de agosto de 2012

SOS Autódromo do Rio


No fim da manhã deste sábado, a  vereadora Sonia Rabello participou da manifestação promovida por automobilistas contra a destruição do Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

A intenção da Prefeitura é transferir as atividades do Autódromo - que está pronto (!)  - de Jacarepaguá para uma área de Mata Atlântica no bairro de Deodoro. (Leia mais).

A retirada do Autódromo do Rio da área pública original da Barra/Jacarepaguá foi uma decisão governamental para destiná-la ao chamado Parque Olímpico, que, ao fim e ao cabo, ocupará apenas 30% dela, sendo que os 70% restantes serão destinados ao mercado imobiliário.

Em Deodoro, a área destinada ao autódromo fica em um terreno utilizado no treinamento de selva dos militares, inclusive com a presença de minas terrestres que, recentemente, causaram a morte de um soldado.

Além disso, o terreno tem bioma de mata atlântica e toda a fauna e flora do local ficaria ameaçada com a com a mudança.

Construir ou reformar ? - Recentemente, o presidente da Associação de Pilotos e Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro, Anderson Mesquita, destacou os custos do novo projeto.

“A construção do autódromo em Deodoro custará cerca de R$ 400 milhões, enquanto que na reforma do de Jacarepaguá a Prefeitura investiria R$ 50 milhões. Temos que apoiar o Ministério Público na sua ação contra essa demolição criminosa”,afirmou.

Danos ambientais - Mesmo sem nenhuma projeto para o pretendido Autódromo de Deodoro, já foi dado início ao corte de árvores em Jacarepaguá.

 
Dentro em breve, a vasta vegetação poderá ceder lugar à obra de construção do Parque Olímpico para os Jogos de 2016. 

Ressalte-se que grande parte das construções terá pouco tempo de vida, pois as propostas pós-olímpicas mais prováveis incluem a ocupação do terreno por condomínios de luxo.

Há anos, o bairro de Jacarepaguá sofre com a a pressão do "boom" imobiliário e o caos no trânsito. Como ficará a área diante desse novo cenário?

A maior parte das construções terá caráter provisório. E o pior, dentre as propostas pós-Jogos Olímpicos para o local, a tida como mais provável é a construção de condomínios de luxo. 



Presente à manifestação, André Buriti, um dos organizadores do movimento, destacou : “O que queremos é que o Ministério Público aceite nosso pedido de revisão da proposta de transferência do autódromo. Ainda dá tempo para reverter”, disse.

A vereadora Sonia Rabello ratificou o compromisso do seu mandato com a luta pelo Autódromo de Jacarepaguá, questão debatida em várias ocasiões pelo seu mandato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito importante esse apoio da vereadora.
E parabéns pelo destaque dado ao tema!
Os amantes do automobilismo agradecem de verdade pela iniciativa.