quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O hino da Cidade mudou ?

Agenda do mandato - O Decreto 36.111, de autoria do Poder Executivo, que declara oficialmente o Rio como Cidade Olímpica, foi tema do discurso da vereadora Sonia Rabello em Plenário, nesta quinta-feira.

A parlamentar destacou que as responsabilidades assumidas por causa dos Jogos Olímpicos não podem ser pretexto para que se atropele os quesitos legais de licitação, gastos e planejamento urbano.

O referido decreto cita o fomento da participação popular, apesar de o prefeito, em decisão sem consulta à sociedade, ter eleito o Hino Oficial da Cidade Olímpica, desprezando o Hino da Cidade do Rio de Janeiro.

No clipe de apresentação da música, que recebeu fortes críticas nas redes sociais e na imprensa, não é mostrada a diversidade da cultura carioca.

“Devemos reverenciar a história do Rio de Janeiro para realizar uma Olimpíadas digna da Cidade Maravilhosa. Sugiro que o decreto seja suspenso e a população incluída efetivamente nos processos, com mais transparência em prazo e custos, e sem as remoções arbitrárias previstas”, finalizou.

t

Um comentário:

Cristina Reis disse...

A retirada oficial do hino oficial da Cidade do Rio de Janeiro saiu do Projeto lei do antes vereador Mario Del Rey. Lembro até que comentei sobre isso, dizendo que apesar da Cidade Maravilhosa ser uma canção bonita, mas é de pouco conteúdo harmônico, servindo só para o engradecer a nossa Cidade e fechar para algum evento. O hino oficial teria que ser cantada nas escolas e mais divulgada para não acontecer isso, de vermos esquecida de vez, a memória cultural e musical.