quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Legado para o Rio de Janeiro


Agenda do mandato - Na tarde da terça-feira, dia 07 de agosto, a vereadora Sonia participou do “III Encontro Internacional Cidades Latino-americanas, séculos XVI a XIX”, onde foi lançado o site dedicado ao geógrafo Maurício de Almeida Abreu, falecido em junho de 2011.

O espaço virtual objetiva dar continuidade ao reconhecimento, à divulgação e ao desdobramento dos trabalhos desenvolvidos, sobretudo no campo da Geografia Histórica, ao mesmo tempo em que realiza um de seus desejos: a disponibilização online de um banco de dados referente à estrutura fundiária do recôncavo da baía de Guanabara entre os séculos XVII e XVIII.

Geógrafo de formação e pesquisador apaixonado, Maurício de Abreu fez do Rio de Janeiro o seu tema de eleição, deixando o legado de suas revelações para as gerações futuras.

Este legado encontra-se reunido em duas obras de fôlego: “Evolução urbana do Rio de Janeiro” e “Geografia Histórica do Rio de Janeiro – 1502-1700”, referências fundamentais para o conhecimento sobre a cidade.

Homenagem - Em abril de 2011, a vereadora Sonia Rabello  fez uma homenagem a Maurício de Abreu na Câmara Municipal, condecorado com a Medalha Pedro Ernesto. 

“Somente através de um olhar singelo e despojado, pode-se entrever a abrangência e a profundidade de sua contribuição para as sucessivas revelações sobre a cidade do Rio de Janeiro e suas vizinhanças imediatas.(...). O conjunto de sua obra é tão amplo e vertical que se torna difícil, e mesmo impossível, circunscrevê-lo a uma só disciplina. Pois nele concorrem muitos campos: a geografia, a história social e urbana, a etimologia, a cartografia e a arqueologia de sítios, caminhos e situações vividas pela nossa cidade", afirmou a parlamentar.

Nenhum comentário: