quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ilha do Fundão: discussão sobre o seu futuro

Câmara Municipal do Rio e UFRJ conversam sobre a Ilha do Fundão

Aconteceu, finalmente, ontem, dia 16 de novembro, na sala das comissões da Câmara Municipal do Rio, a necessária conversa entre vereadores e uma comissão especial da Universidade Federal do Rio de JaneiroUFRJ, liderada por seu Reitor, Prof. Antonio Carlos Levi da Conceição, acompanhado dos professores Pablo Benetti, Maurício Guedes e Ivan Ferreira. 

Em pauta, a discussão dos projetos de lei, em tramitação na Câmara dos Vereadores, que interferem no planejamento urbano do Campus do Fundão, na instalação de um Centro Tecnológico da GE, na Ilha de Bom Jesus (Fundão).

O proposta foi a de conciliar a proposta de planejamento urbano para a área (PL 66/2011) com o Plano Diretor do Campus do Fundão, aprovado em 2010 na Universidade, mas sem qualquer encaminhamento ao Poder Público Municipal. 

Em relação ao assunto, a proposta encaminhada na reunião foi a de que, no momento, trata-se somente do planejamento urbano da Ilha de Bom Jesus, cujo uso pelo Exército está sendo desativado, para ali se viabilizar a instalação de um centro tecnológico da GE.

A Universidade manifestou seu interesse na instalação do Centro Tecnológico da GE no campus, embora tenha com aquela empresa apenas um convênio “guarda-chuva” de cooperação técnica, diferentemente do que ocorre com as demais empresas a serem instaladas no Centro Tecnológico oficial do campus, que têm acordos mais específicos e amarrados, de cooperação científica com a Universidade - a Universidade não participou do Termo de Compromisso assinado entre a GE, a Prefeitura e o Governo do Estado para a instalação do centro tecnológico da GE no local.

Tendo em vista a nossa proposta de que não seria viável a instalação de novas atividades de uso na Ilha do Fundão, ou a ampliação de seus usos, sem o devido planejamento urbano ao qual se submetem todas as atividades na Cidade, ficou acordado que até a próxima semana será encaminhada à Câmara Municipal um substitutivo ao projeto de lei 66/2011, que tratará, no momento, somente do planejamento urbano da Ilha de Bom Jesus, para, posteriormente, se estudar e propor, o projeto de lei que tratará da Ilha do Fundão por inteiro.

A Ilha de Bom Jesus é a jóia da coroa da Ilha do Fundão.  Que o projeto a ser enviado faça jus a este patrimônio cultural e natural que pertence a todos nós, cidadãos desta Cidade Maravilhosa.

Um comentário:

20683910 disse...

Parabéns à atuante e coerente Vereadora Sônia Rabello que tem lutado p/ que a Ilha do Fundão e outras comunidades de nossa cidade não sejam objeto da ilegal MERCANTILIZAÇÃO de seu território que há décadas destrói o patrimônio urbano-cultural e ambiental do Rio de Janeiro.

Sérgio Ricardo
Ecologista, Gestor e Planejador Ambiental