segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A literatura que arrefece as turbulências da alma

1.  A leitura é silenciosa e, silenciosamente faz nossa alma viajar.

2.  Os amigos leitores que, também silenciosamente nos cedem os livros, nos proporcionam esta transposição de mundos, partilhando as incríveis histórias que não supomos existir.

3.  LS me cedeu dois livros, de dois autores que, aparentemente, não tem nada em comum, a não ser a forma “pontuda” de constuir frases secas, diretas e curtas.

4.  O primeiro, africano, da moderna literatura moçambicana: Mia Couto. O livro – Terra Sonâmbula.  História de um personagem que circula no país destruído pelas guerras internas à procura de uma vida. Uma vida possível. Um misto de fantástico, de mítico, de real. Um devaneio em um mundo desconhecido.

5.  O outro, autora conhecida: Doris Lessing - As Avós. Livro que se lê num só fôlego as 97 pequenas páginas. História inimaginável que não vou dar aqui nenhuma dica, para não perder o mote. Doris Lessing, prêmio Nobel de literatura, nascida na Pérsia (Irã), com passagem também pela África (ex-Rodésia, hoje Zimbabwe), hoje radicada na Inglaterra. Uma escrita moderna, concisa.

6.  Hoje, a literatura que tenho lido é concisa, direta, (ao contrário das teses e dissertações acadêmicas...). Mas, com certeza, uma literatura transmite tudo que é necessário e, com ela, estou aprendendo a cortar, para deixar apenas o cerne, o essencial. Tentar a precisão. Por isso faço aqui o ponto final, recomendando os livros!

Nenhum comentário: