quarta-feira, 24 de março de 2010

NOTÍCIAS DO 5º FÓRUM URBANO MUNDIAL – RIO DE JANEIRO









Sonho e Direitos: A luta por valores em uma sociedade com conflitos!

Entre os temas do Fórum está o Direito à Cidade. Ontem, em conferência sobre o assunto, era discutido se o Direito à Cidade é uma utopia a ser buscada, ou seria ter direitos aos serviços urbanos, à qualidade de vida nas cidades, acesso à moradia, trabalho e lazer.
Concluíram os palestrantes que é tudo isto; que a utopia, o sonho é necessário para se buscar cidades que incluam, nas suas benesses, todos os seus habitantes. Este é o valor a ser buscado. Os direitos que custam dinheiro, sacrifícios e responsabilidades sociais para serem implantados, é a consequência de se optar por este sonho.
Um dos palestrantes mencionou que as cidades são hoje grandes palcos dos conflitos de interesses e de valores nos quais as pessoas acreditam. Faz parte da realidade global o conflito. Por isso teremos sempre vários lados, que se aproximam, ou se distanciam em maior ou menor grau.
Reconhecer a existência de conflitos de interesses, e escolher o seu lado, juntar-se ao seu grupo, ou formá-lo, faz parte da luta política própria do sistema democrático. E esta é a principal vantagem da democracia. Poder lutar pela prevalência, nas regras sociais, de valores que acreditamos serem os melhores para o grupo, e para si. Mas lutar pelo que acreditamos é necessário, pois nada virá de graça.
Entretanto, em que acreditamos mesmo? Como lutar? Qual o preço que estamos dispostos a pagar ver implementados estes valores? Esta é a questão (...).
Nota rápida: Ainda ontem, em frente à Catedral no Rio, havia um movimento para destinar 50% dos royalties do petróleo à educação no Estado. Já falamos disto aqui – e eu apoio! Onde encontrar uma petição de adesão a este movimento?

Um comentário:

Bia Paes disse...

o Fórum Nacional de Reforma Urbana está fazendo a cobertura de suas atividades no V Fórum Urbano Mundial e do Fórum Social Urbano, em tempo real!
Confiram no blog www.direitoacidade.org/blog e no twitter: @FNRU