quarta-feira, 10 de março de 2010

NO RIO: O FÓRUM SOCIAL URBANO ACONTECE, E O JARDIM BOTÂNICO PEDE SOCORRO!

O Fórum Social Urbano, promovido pelos movimentos sociais, acontece no Rio, com início dia 22 de março, concomitantemente com o 5º Fórum Mundial Urbano promovido pela ONU. Vai “bombar”.
Com 5 eixos temáticos, e exposições, estabelecerá um contraponto interessante às conferências do Fórum Mundial. Vale a pena conferir sua programação, e local neste link .

Já passando para a ação, na defesa dos espaços públicos e dos nossos Jardins, vamos à denúncia que este blog recebeu:

O Jardim Botânico do Rio pede Socorro: SOS, SOS!!!

Ele está outra vez ameaçado pela enésima proposta de construir, construir, construir, e construir dentro do seu espaço de Jardim.
A ameaça vem do próprio Governo Federal que a nove meses do seu final de mandato, e a seis meses das eleições, propõe expansão de construção em quase 8.600 m2 dentro da sua área! O mote agora é a expansão do museu do meio ambiente.
Veja a lógica: se destrói o meio ambiente para este virar um museu (...). Talvez assim fique mais fácil de conservar; fechadinho, menor do que aquele monte de espaço de vegetação e, se possível, com muitos “nomes-homenagens” nas plaquinhas.
Impacto e intervenção incrível numa área de conservação integral! Contra tudo, e contra a lei !
Quem aprovou? Será que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sabe disto? Ele sempre foi contra, e por isto o Jardim ainda não virou apenas um museu.
Em defesa da lei, e do nosso patrimônio, este blog apurará os fatos junto à Presidência do Iphan, junto à Superintendência Regional, pedindo ajuda, claro, ao Ministério Público!
Aguardem, e mandem notícias!

Um comentário:

Lourdinha Horta disse...

Seria boa idéia perguntar também ao IBRAM e a seu dinâmico presidente... é possível que saibam explicar esta repentina "mania de museus"! o Jardim Botânico já é um grande museu natural e vivo, há duzentos anos... colocar a natureza em vitrine é o primeiro passo para destruí-la!