terça-feira, 16 de março de 2010

OS ROYALTIES E OS SERVIÇOS PÚBLICOS ESTADUAIS

Na quarta-feira desta semana está programada uma grande passeata, convocada pelo governo estadual, para derrubar a emenda aprovada na Câmara dos Deputados que decidiu pela redistribuição dos royalties do petróleo por todos os Estados e Municípios brasileiros, ao invés de atribuí-los somente aos Estados e Municípios “produtores”.
Registro aqui - e não sei se é politicamente correto - que meu coração fica desconfiado, pois o dinheiro dos royalties, que dizem termos recebido no Estado do Rio, definitivamente não reverteu para a melhora dos serviços públicos estaduais.
Este blog registrou os protestos dos professores públicos de ensino médio, divulgado em carta, bem como os números alarmantes da sua evasão. Isto sem comentarmos o estado físico das escolas públicas, e da carência de professores.
A remuneração dos médicos públicos é ridícula, e os hospitais públicos caindo aos pedaços, aí incluído o Hospital Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cuja Associação de Docentes, no seu último boletim aos associados, diz que, dentre outras coisas, o teto de um dos setores de atendimento ao público estaria caindo! E o Hospital São Francisco de Assis, no Centro? Só vou mencionar estes dois serviços públicos – saúde e educação, básicos ao pretendido desenvolvimento do Estado.
Iria de bom grado à passeata se o Governo se comprometesse por lei que todo o dinheiro dos royalties iria para a educação e para a saúde no Estado. Por dez anos! Depois disto, acho que seria bom mesmo redistribuí-lo aos nossos irmãos brasileiros! Também para o mesmo fim. Por que não? Ao menos evitaria desvios indesejáveis (...).

Nenhum comentário: