quarta-feira, 31 de março de 2010

CALÇADAS E AS PEDRAS PORTUGUESAS: AINDA HÁ TEMPO PARA RECUPERAR A BELEZA!

Boas calçadas são problemas a serem pautados, e resolvidos, nas cidades brasileiras. A maioria da população as usa. Entretanto, rua ainda é sinônimo de pista para carros e ônibus. Mesmo quem salta dos coletivos necessita das calçadas.

Recentemente, uma novela na TV mostrou a dificuldade de deficientes andarem nas calçadas. Não são só eles que sofrem com os obstáculos, mas todos nós, crianças, idosos, adultos, carrinhos de bebês, de compras, e por aí vai.

Queremos calçadas dignas, como regra de boa gestão urbana. Poderia e deveria estar nos Planos de urbanismo.

Se a lei diz até o tamanho dos cômodos de uma casa, porque não diria o mínimo de um padrão de calçada? Mas não diz, e as pistas vão aumentando, os prédios subindo, e as calçadas diminuindo e se deteriorando. A lei urbana é omissa nesta questão !

No Brasil, e especialmente no Rio, há a tradição de calçadas com pedras portuguesas, que além de belas, são ótimas para evitar a impermeabilização do solo. Em época de enchentes elas voltam a ser recomendáveis, apesar daqueles que pensando nos saltinhos dos sapatos femininos são contra (...) .

Este tipo de calçada pode retratar tamanha beleza quando bem colocadas, pois trata-se de um trabalho artístico, uma tarefa de artesão, e ótimo para alocação de mão-de-obra.
Vejam abaixo o pps enviado pela amiga Dina L., que o recebeu de um amigo de Miracema, RJ. Lindo! Por que não insistir no espaço e na beleza das calçadas?


Nenhum comentário: