quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Centro Operacional de Apoio na CMRJ - Depoimento da vereadora Sonia Rabello

4 comentários:

Cristina Reis disse...

Vereadora, após esse nefasto acontecimento, me vejo ainda mais preocupada e temerosa com os prédios que foram construídos entre as décadas de 30 e 40 do século passado. Os depoimentos das vítimas e das testemunhas, que disseram quase em um unânime coro "Os três prédios caíram como papel". A proprietária do Edifício Colombo na reportagem disse que sempre cuidou, de não só de manter as suas características art déco, mais a sua preocupação de sempre chamar técnicos competentes para fazer a sua restauração por ser muito antigo. Então, eu fico a pensar, que agora, não seria o momento, de um Projeto de Lei, ou da própria Prefeitura juntamente com o CREA e outras entidades de engenharia começarem a fazer um levantamento criterioso de todos os prédios que tenham a sua vida útil de mais de 70 a 60 anos, a verificação, não só da estrutura de sua fundação como dos materiais que foram empregados, desde então, se não estão gastos. Mesmo sendo leiga em engenharia, mas entendo, que concreto armado e a cimentação, o tempo, a maresia e de outros elementos da natureza, por si só, fazem o desgaste. Os materiais ali empregados acabam virando pó. As cenas mostradas sobre o desabamento e os depoimentos de técnicos, estão dizendo que basta uma intervenção interna ou externa de pequena, média ou de grande que tudo pode vir abaixo de uma hora a outra.
Tenho as minhas ponderações em relação não só com os técnicos e engenheiros das secretarias municipal ligadas com a gestão das autorizações, que deveriam antes vir ao local e fiscalizar os prédios. E eles não fazem, autorizam qualquer intervenção ou obras atrás de suas mesas. Quanto o próprio CREA, que o denunciante ter que pagar para que os seus técnicos venham até o local para constatar se existe qualquer tipo de irregularidade ou abuso, sejam dos estabelecimentos comerciais e residenciais.

Osnei Ribeiro disse...

Vereadora
O prédio Anexo da Câmara balança sempre que passa o trem do metrô. Esses prédios não foram projetados para balançar a cada 5 minutos. Já observou isso?

Cristina Reis disse...

Fiquei pasma com o depoimento do Osnei Ribeiro.Não duvido muito que o Metrô também possa ter a sua parcela de culpa. Fico a pensar por questão de segurança, que daqui a pouco teremos que fazer as audiências públicas na rua.
Valha-me Deus!

Osnei Ribeiro disse...

Vou colocar uma câmera filmando algum ponto fixo lá fora e vai dar pra perceber e documentar o que estou falando.