quinta-feira, 2 de junho de 2011

Magé: à espera do planejamento metropolitano.


Professor Tuninho, militante verde de Magé, visitou-nos esta semana para, mais uma vez, nos lembrar o quanto Magé é importante para o Rio. Sobretudo no próximo domingo, 5 de junho, Dia do Meio Ambiente.

Meio Ambiente tem um pressuposto lógico: tem que haver solidariedade, compensações, e justa distribuição de ônus e benefícios no planejamento do território.

Magé é um município incluído na área metropolitana do Rio, ao menos na teoria da Lei Complementar Estadual nº 87, pois, de fato, o órgão metropolitano ainda não foi criado e, por conseguinte, não funciona.

Contudo, este enorme município vizinho tem uma importância fundamental para o Rio, já que 75% de sua área ainda é de vegetação, e nele está uma das principais APAs (Áreas de Preservação Ambiental) do Estado: a APA de Guapimirim, que fica, parte no município de Magé, e parte nos municípios vizinhos de Guapimirim, Itaboraí e São Gonçalo.

É evidente, pois, que essa preservação ambiental é determinante para a cidade do Rio, e que somos beneficiados por ela, embora não paguemos por esse benefício. Ou seja, a cidade do Rio, enquanto município, não paga, diretamente, por esses benefícios ambientais, que desconhecem as fronteiras geográficas que separam os municípios.

Por isso, a importância e a urgência da efetiva implantação da Região Metropolitana: só com ela o planejamento regional integrado e compensatório poderá existir.


Nenhum comentário: