quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bonito por natureza: Rio ontem e hoje


O verso de Jorge Benjor cai como uma luva para intitular a exposição que, sob a curadoria de Anna Paola Baptista, reúne, no Museu da Chácara do Céu, “retratos” da beleza do Rio de Janeiro de ontem e de hoje.

A paisagem natural, quase intocada, do Rio do século XIX é representada por aquarelas de artistas estrangeiros profissionais como os alemães Emil Bauch e Friedrich Hagedorn, ou amadores como o inglês Richard Bate e o oficial naval norte-americano Melanchton Brooks Woolsey.

A exuberância da natureza do Rio de hoje, que, apesar de tudo, resiste às investidas do crescimento desordenado, é revelada por dois profissionais da fotografia: Almir Reis e Jaime Acioli.

O primeiro, “usando e abusando da computação gráfica” nos mostra diversas paisagens povoadas da cidade. O segundo, que sempre preferiu registrar detalhes, fez dessa a sua primeira experiência em fotografar paisagens, e elegeu o Pão de Açúcar como único tema, flagrando sua imponência deserta sob vários ângulos, em sucessivos dias, à mesma hora da manhã quando os habitantes da cidade ainda parecem dormir.



O resultado: olhares do passado e olhares do presente compõem um relicário do Rio de Janeiro que, fazendo agora um empréstimo a Gilberto Gil, “continua lindo”.

A exposição pode e deve ser conferida até 19 de setembro na Chácara do Céu, que está aberta ao público diariamente, exceto terças-feiras, das 12 às 17 horas.

Museu da Chácara do Céu - Rua Murtinho Nobre 93, Santa Teresa RJ
Telefone: 21 - 3970 1126

Nenhum comentário: