sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

REVOLUÇÃO EM MEDELLÍN - FINAL

O ITM E AS COMUNAS DE MEDELLIN: AS DIFERENÇAS QUE FAZEM DIFERENÇA.

Dois assuntos faltam abordar, para fecharmos nossos destaques sobre Medellin. O primeiro diz respeito à forma da ocupação das comunas (favelas) de Medellin, e o segundo sobre o Instituto Tecnológico Metropolitano.

1. Quanto à forma de ocupação das comunas, nosso interesse é responder porque elas têm espaços para vias, e as nossas favelas não. A resposta veio de M.M.Maldonado, emérita professora do Instituto de Estudios Urbanos da Universidade Nacional da Colômbia. Ela nos diz que as ocupações nas comunas foram feitas a partir de venda de lotes por loteadores "piratas". Ou seja, houve alguém que "loteou" a área, e a vendeu. Embora sem urbanização, o loteador pirata, "desenhou" os lotes, com espaços reservados para vias, e, por conseguinte, para os serviços públicos. Daí porque não é difícil, nas comunas, provê-las destes serviços, pois há espaço para tal. Isto não acontece em nossas favelas, já que a ocupação, sem dono, é feita com sobreposição de casas, sem qualquer reserva de vias, ou de espaços públicos!

2. O segundo assunto é o encantamento do Instituto Tecnológico Metropolitano. O ITM fica em Medellin, e é uma escola superior para estudos tecnológicos, basicamente na área de Engenharia: elétrica, civil, transportes, telecomunicações, etc. É pública, mas muitíssimo bem conservada e cuidada. Tem 23 mil alunos ! Além disso, 200 funcionários administrativos, e 800 professores. Trabalham por função. Os alunos pagam pelo curso, ainda que pouco. Este pagamento representa 30% do custeio do Instituto. Uns poucos alunos carentes têm isenção, por recomendação, a partir de encaminhamentos comunitários. Os restantes 70% provêm de recursos nacionais, encaminhados às Prefeituras que, através de orçamento participativo, indicam, ou não, sua aplicação no Instituto. O cuidado com tudo se vê por toda parte: nas salas de aula com computadores individuais, na creche para filhos de funcionários, nas áreas comuns de alimentação e esportes, na área administrativa. O ITM é exemplar em sua gestão, mostrando que as escolas públicas, querendo, podem se autogerir com eficácia e proficiência.

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