quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Revolução em Medellín – 3ª Parte

Espaços Públicos e Conservação Urbana




1. Um dos aspectos centrais do planejamento urbano em Medellín é o foco nos espaços públicos, e na sua conservação. Ou seja, lá considera-se responsabilidade do Estado a construção da cidade pela ampla disponibilização de espaços públicos, cuidados, limpos e abertos, já que é neles que o coletivo convive, se encontra, e tem a sua oportunidade de lazer mais democrática .

Destacamos dois exemplos:

a) nas comunas, (aqui,favelas), os projetos de intervenção urbana são centrados na melhoria dos espaços públicos de circulação e de convivência. Tanto é assim que o metrocable está integrado com ruas, onde circulam microônibus, nas comunidades. Isto porque o metrocable tem apenas uma única direção de subida, com restrita abrangência lateral, por conseguinte, no todo da comunidade. Daí a necessidade da rede de vias, que permita a circulação dos microônibus. Vale ressaltar a limpeza dessas vias, e a baixíssima circulação de carros particulares, fatores que, sem dúvida obstaculizariam o seu uso comum, pela apropriação privada da via pública, com detritos e com estacionamento de veículos!


Não há, no momento, foco na melhoria das moradias privadas. Elas continuam precárias, com telhados muitas vezes sustentados por pedras e tijolos, mas servidas de água, esgoto, telefonia, internet, limpeza e iluminação públicas, e vias para mobilidade. Com isto, são bairros urbanos.
Além disto, o projeto de melhoria estabelece sempre a necessidade de colocar como centro de lazer comunitário em uma biblioteca dotada de espaços multimídias, espaços de recreação, espaços de criação, de modo a incentivar o acesso à educação e à cultura. Tudo público, aberto e coletivo.





b) O outro foco da intervenção pública na cidade é nos logradouros públicos, para circulação de pedestres. Há uma nítida opção urbanística, em toda cidade, de conservar as calçadas, onde circulam a maioria dos cidadãos. Para tanto fizeram aprovar um “Manual de Conservação Urbana” que diz como fazer estes serviços, suas medidas, seu material, a forma de impedir o acesso de veículos nas calçadas, a forma de passagem pelas garagens. Como tudo é padronizado, é mais de se manter conservado. Até os postes de luz têm posição correta, de modo a não obstaculizar o trânsito de pedestres. Além disto, a iluminação pública dá preferência em iluminar as calçadas, e não os a circulação de veículos!

Muito ainda poderia se falar desta opção do planejamento territorial de Medellín em prestigiar, pela ação pública, a construção e a conservação dos espaços públicos. Cabe aqui apenas fazer estes destaques para dizer que este é mais um belo exemplo em uma cidade latinoamericana.

Ainda assim..., talvez pelo excesso de ocupação, de densidade, e de impermeabilidade causada no solo pelas construções, as enchentes são atualmente fonte de desastres urbanos. Veja a manchete do jornal, de terça, 30/11, e das novas enchentes no Município de Bello, conurbado com Medellin, em 8/12/2010.(link)

Confira ainda registros de Medellín, incluindo vias, iluminação, urbanização, calçadas, o metrocable, as comunas, a Universidade Bolivariana e o Instituto Tecnológico Metropolitano, entre outros. Veja aqui

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