sexta-feira, 2 de julho de 2010

CARGOS EM COMISSÃO: a forma de aparelhar os serviços públicos

Nesta semana ouvi dizer, por mais de uma pessoa, que o Governo Lula foi quem incrementou os concursos públicos!  Impressionante as distorções criadas nas vésperas das eleições.  Mas estas pseudoverdades são passadas de boca-a-boca!
Esclarecendo:
1.  Foi a Constituição de 1988 passou a exigir concurso público para acesso aos cargos efetivos!  A partir daí é que se começou a se estruturar os concursos nos 3 níveis de governo: União, Estados e Municípios.

2.  Para fugir dos concursos e nomear os "colaboradores" da política, o jeito é criar cargos em comissão, cuja nomeação é livre.  Nunca se criou tantos cargos em comissão, na Administração Pública brasileira, inclusive a nível federal.  Estamos pesquisando a quantidade.  Mas, no nosso site, já havíamos denunciado isto.

3.   O pior é que para os empregos em comissão nas estatais a criação independe de lei, e são milhares.  Com isto se aparelha o Estado, e se compromete os serviços públicos.  É um mal a ser combatido.

Veja, no nosso "Em Pauta" desta semana, nossos comentários sobre a decisão do STF, que julgou inconstitucional uma lei do Estado de Tocantins que criou, de uma só vez 35 mil cargos em comissão!  Uma vergonha, que só foi pega porque a gula foi tanta que nem disfarçaram nada: queriam "comer" tudo de uma só vez. 

MARINA SILVA é a única candidata, até agora, que se comprometeu a extirpar, no mínino, 20% dos cargos em comissão da Administração Federal.  Ela é a estadista que estamos esperando!

Agora, vamos ao jogo.

Nenhum comentário: