quarta-feira, 30 de junho de 2010

MEIO AMBIENTE PEDE SOCORRO !

No último dia 15 de junho, cientistas americanos revisaram a quantidade de óleo derramado pelo poço da companhia BP no Golfo do México. O último relatório estima de 35 mil a 60 mil barris por dia, mas os cientistas disseram que podem revisar estes números para cima novamente.

Por baixo, avalia-se que o vazamento é (pasmem !) oito vezes maior do que a quantidade do caso Exxon Valdez no Alaska em 1989. A diferença é que ao contrário do Alaska, o Golfo do México é uma área bastante povoada e muitas famílias estão sem atividade por conta do derramamento de óleo.

Juntamente com o site PlanetAtivo, parceiro deste blog, questionamos, quanto tempo irá durar o pesadelo? A imprensa francesa o chama de "la marée noire" ou maré negra. A cor do luto e da morte: 11 pessoas, 658 pássaros, 279 tartarugas, 36 mamíferos, segundo os relatórios do US Fish e Wildlife.

Quanto mais demorar, maior a conta da BP para pagar a recuperação da economia da região e a compensação para as vítimas do desastre. A multa diária pelo vazamento de óleo pode chegar a US$ 280 milhões !

Arrisca-se pelo lucro e a natureza sente as consequências da ação humana. Mais uma vez !
.
Fonte: PlanetAtivo / BBC News, National Geographic News, BP, Le Monde, ABC News

Nenhum comentário: