segunda-feira, 5 de julho de 2010

NOTÍCIAS DE HOJE E PERPLEXIDADE AMBIENTAL

1. Na página central do “Terra Notícias”, fotos estonteantemente impressionantes relacionadas ao desastre ambiental do Mar Aral, que já comentamos neste blog. Só para relembrar, o mar Aral, que já foi o quarto maior lago do mundo está desaparecendo totalmente, em somente 40 anos, como resultado de uma política desastrosa de “desenvolvimento” econômico, com irrigação agrícola, promovida pela União Soviética. Resultado, nem algodão, nem pescado. Tudo destruído. Para os habitantes locais, e para o mundo!


Imagens mostram como estava o mar de Aral em 1973 (esq.), em 1999 (centro) e em 2009 (dir.). Matéria completa neste link

 

2.  Enquanto isso, no Brasil, continuamos licenciando, a toque de caixa, usina nos grandes rios, a exemplo de Belo Monte, fazendo a transposição do São Francisco, e votando a flexibilização do Código Florestal!

3.  É na legislação que temos que desenhar o que queremos para o nosso futuro.  Saber o que queremos ter como lei é o primeiro passo, necessário, para podermos iniciar a segunda luta, que é o exigir o cumprimento da lei.

4.  Por isso é que setores poderosos do enriquecimento acumulativo internacional estão aproveitando a euforia do fim de festa governamental para forçar a mudança no Código Florestal. Eles sabem o que querem, são articulados e com foco. Por isso, o contraponto também tem que ser decidido.  Se não houver reação, e luta, então tudo ficará muito mais fácil.  A escolha do lado é fundamental...

5.  Prevenir, na legislação, é importantíssimo.  E todos que queremos algo diferente daquilo acontecido no mar Aral devemos nos se engajar na luta pela construção das leis!

6.  Os que acreditam que destruindo é que se constroe têm, a seu lado, muitos recursos captados por este ciclo de descompromisso com o coletivo. Mas nem por isso esta batalha está finda.  Ao contrário, aumenta, pela internet, a comunicação e a transparência.  E também o conhecimento necessário para a mobilização e organização. 

7.  Veja os números do faturamento das empreiteiras, no Brasil, em 2002 e em 2009, em bilhões de reais :
Odebrecht                   (2002)1,9   x   4,9  (2009) 
Camargo Correa                    1,3   x   4,5
Andrade Gutierrez                  0,9   x   3,7 
Queiroz Galvão                      0,9   x   2,8
OAS                                      0,6   x   1,9 
Delta                                      0,1   x   1,3 
Carioca                                  0,2   x   1,1 
Galvão                                   0,1   x   1,0 
WTorre                                 0,1    x   0,9 
Gafisa                                    0,2   x    0,9 
TOTAIS                                6,3   x   23,0
Fonte: O Estado de SP e ex-blog do Cesar Maia.


Nenhum comentário: