quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tradicional Inhaúma sofre com a falta de conservação


No último mês foi comemorado o “Dia de Inhaúma” (23 de julho), instituído pela Lei nº 4.385, de 28 de junho de 2006, como data comemorativa do aniversário do bairro localizado na Zona Norte do Rio. Entretanto, a região teve muito pouco a festejar.

As demandas do bairro têm se avolumado ao longo dos últimos anos, e o pouco que se observa de melhorias é resultado de ações promovidas pelos próprios moradores.

A principal praça do local, a Praça 24 de Outubro, popularmente conhecida como Praça de Inhaúma, onde praticamente está concentrado o centro comercial da região, retrata bem o abandono do bairro: brinquedos deteriorados, grades quebradas e uma grande falta de conservação.

A escassa grama que ainda existe na praça é castigada pela grande movimentação de pessoas, aos sábados, dia em que ocorre a tradicional feirinha de venda de variedades. Situação que poderia ser revertida, caso houvesse a transferência do evento para uma rua adjacente, através do desvio do trânsito neste dia específico, contribuindo para a preservação do pequeno espaço ainda verde.

Apesar de tudo isso, esta ainda é uma das raras opções de lazer de crianças e idosos que se reúnem diariamente para o carteado e para a ginástica matinal – mesmo sem os equipamentos necessários, já que as “academias ao ar livre”, difundidas pela Prefeitura do Rio nos últimos meses, não deram o ar da graça em Inhaúma.

O “esvaziamento”

O nome do bairro possui origem indígena e remonta ao período em que suas terras eram ocupadas pelos tamoios. Deriva do nome de um pássaro preto muito comum na região, chamado “inhaúma”, quando ainda era uma aldeia indígena.

Em meados do século XVIII, o território abrigava produtivos núcleos rurais, e a região tornava-se cada vez mais importante para o abastecimento da cidade, com atividades econômicas que envolviam desde a lavoura de cana-de-açúcar e cultivo de arroz, milho e feijão até a produção de legumes e frutas variadas. Além disso, possuía manufaturas de couro e de produtos de barro para construção, abrigando um comércio regular.

Este crescimento, entretanto, não teve continuidade nas últimas décadas. Ao contrário, retraiu-se de tal forma que, aliado à falta de revitalização e atenção por parte dos governantes, fez com que o bairro parasse no tempo.

No início da década de 80, a integração da região com o centro da cidade, por meio do Metrô, ao contrário das expectativas, não trouxe os benefícios esperados: a estação de superfície foi construída onde funcionava o “coração comercial” do bairro.

Com as obras Metrô, muita coisa foi posta abaixo, inclusive uma praça pública, fazendo com que o comércio do bairro se concentrasse em torno da Praça 24 de Outubro. 

Consequentemente, o "outro lado do bairro", onde se localiza o cemitério, sofreu com o esvaziamento comercial. A retração, entretanto, marca o cenário de toda Inhaúma, aliada ao crescente número de favelas e o aumento da criminalidade.

Pouca oferta de serviços, trânsito confuso e ruas sem sinalização

Atualmente, os moradores contam apenas com uma agência bancária, uma agência dos Correios e um posto de saúde – que não atende durante a noite. Não existe opção de entretenimento, apesar dos múltiplos espaços ociosos e que também poderiam ser aproveitados para a construção de espaços voltados ao lazer e à prática de esportes.

“Em relação ao trânsito, deveríamos ter uma ordenação maior, a colocação de quebra-molas em algumas ruas, além da presença de guardas municipais”, destaca Simone Goulart, moradora do bairro.

Ela acrescenta ainda que algumas ruas sem iluminação têm propiciado a ação de assaltantes e a ocorrência de acidentes.

Além disso, a ausência de placas de sinalização, calçadas largas e aptas para circulação, e um número maior de abrigos nos pontos de ônibus (existem apenas dois em toda a região) também fazem parte das necessidades do bairro.

Até agora, o que observa é que o planejamento urbano no Rio tem se mostrado tímido e descontínuo, apresentando situações e soluções pontuais que nada resolvem.

Inhaúma é mais um bairro que aguarda a atenção pública. Até quando?

Veja mais registros do bairro feitos durante a nossa visita aqui.

Um comentário:

Simone Goulart disse...

Agradecemos a Vereadora Sônia Rabello pelo interesse pelo bairro de Inhaúma. O bairro necessita de atenção e investimento do poder público para que possa voltar a ser um local interessante para se morar e viver bem.