terça-feira, 9 de agosto de 2011

SOS Guaratiba: equilíbrio ambiental do Rio

A Região administrativa de Guaratiba possui uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro. É tão extensa que engloba os bairros de Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e o sub-bairro Ilha de Guaratiba.


APA das Brisas – Lei nº 1918/1992; APA da Serra da Capoeira Grande e
do Morro do Silvério – Decreto nº32547/2010

Referência como reserva ambiental e, portanto, pela beleza e riqueza de sua paisagem natural, Guaratiba é uma espécie de paraíso ainda poupado do avanço urbano desordenado.

Mas, embora sua ocupação seja predominantente rural, nela incluindo alguns grandes casarões e sítios de veraneio, a presença de pequenas favelas já é uma realidade.

Em encontro com moradores do local, promovido ontem pela ONG Centro de Estudos Pesquisas e Ações de Guaratiba (CEPAG), pudemos conhecer de perto alguns aspectos dos problemas que afetam a região.

Extensa e com baixa densidade demográfica, Guaratiba sofre dos males dos bairros e regiões saturadas de baixa renda, a saber: carência expressiva de escolas de ensino médio, e falta o ensino profissionalizante.

Os transportes públicos são precaríssimos e caros. A população local fica à mercê dos serviços de vans e kombis que não respeitam a gratuidade para idosos, com carteira de identidade, e estudantes uniformizados.

O abastecimento de água, quando não inexistente, prima pela irregularidade, e esgoto recolhido e tratado nem se menciona.

O quadro se completa com um fato emblemático: a administração pública local está sem teto, pois sua sede ruiu ...

Sobre Guaratiba paira a voracidade da chegada da Transoeste: os empreiteiros não hesitam em realizar “desapropriações” forçosas em área de posse, cujos agentes não têm apresentado documentação oficial por parte da Prefeitura. Isto é um lamentável impacto em inúmeras famílias.

Último reduto de um estilo de vida, reserva ambiental inestimável, Guaratiba corre o risco iminente de se descaracterizar, tornando-se mais um trecho amorfo de um corredor viário que avança, na corrida frenética do crescimento não planejado e a qualquer custo, como um rolo compressor dizimando tudo o que encontra pela frente.

Os legisladores da cidade, ouvindo e colaborando com a sociedade civil do Rio de Janeiro, têm a obrigação de olhar por Guaratiba, por tudo que sua região significa e pode, num estalar de dedos, deixar de significar.

Mas, a partir de agora, estaremos atentos a tudo que diz respeito a bela Guaratiba.

5 comentários:

Andréa Redondo disse...

Com a nova lei urbanpistica que ficou conhecida por "Pacote Olímpico", agora são poermtidos pousadas e resorts en Guaratiba.

Andréa Redondo disse...

urbanística / permitidos

Sonia Rabello disse...

obrigada pela informação.

UNIBEM disse...

Postamos em nosso blog, este artigo sobre Guaratiba.
Abraços,
Equipe UNIBEM

Sonia Rabello disse...

Obrigada a todos que comentam e replicam as postagens deste blog. Precisamos e agradecemos esta corrente.