quinta-feira, 17 de março de 2011

Barak Obama na Cinelândia

"Faxina" geral - Yes, nós temos Obama
                                                           Cinelândia - 16.03.2011
                                   Rinaldo Gaudêncio - Sósia do presidente americano

Às vésperas da chegada do presidente americano Barack Obama, o Centro do Rio virou alvo de atenção das autoridades governamentais.

Com discurso previsto para ocorrer às 11h30 do próximo domingo, na Cinelândia, durante toda a semana várias atividades de manutenção têm sido realizadas na região. Um verdadeiro “choque” de limpeza e obras está sendo promovido. Afinal, a casa precisa estar arrumada (...).
                                                                                                                  
                                                                                          Cinelândia - 16.03.2011



O burburinho sobre a chegada do governante já tomou todo o entorno da praça que será palco da ilustre visita. Comerciantes, formais e "informais", festejam o acontecimento, já prevendo a multidão que se fará presente. A Embaixada americana criou até perfis nas redes de relacionamento para que os brasileiros possam dar boas-vindas a Obama.
                                          
                                    
                                                                            Cinelândia - 16.03.2011
Sem colocar água no chopp dos mais animados, a questão toda é que, a exemplo de tantos outros “eventos” semelhantes, as boas intenções do poder público parecem se evidenciar quando pressionados pela presença internacional no país. A pergunta é até lógica: por que resolveram dar um “trato” na região ? Por que ainda faltam campanhas educativas que tornem explícitas as necessidades de conservação desta e tantas outras áreas históricas do Rio ?

Esta é uma das áreas mais críticas do Centro da cidade no que se refere à coleta de lixo. E não que seja insuficiente. Só a Avenida Rio Branco, segundo dados da própria Companhia de Limpeza responsável, é varrida de cinco a seis vezes nos dias úteis. E o pior, cerca de 40% do lixo recolhido de toda a cidade cotidianamente é oriundo das áreas públicas ! E este tipo de coleta é mais cara do que a tradicional.

A limpeza e a conservação da Cinelândia não precisa ter ares apenas de maquiagem. Pode ser constante e feita de forma consciente, em uma parceria entre o poder público e o cidadão. Mas entre o duradouro e mais em conta, e o feito às pressas, a segunda opção ainda vale.

Por enquanto, como disse um cidadão que dividia sua atenção entre o nosso Obama carioca e a limpeza do Centro do Rio:

“Até parece, mas não é de verdade”. Resta saber ao que ele se referia...
                                                              Cinelândia - 16.03.2011

Um comentário:

Unknown disse...

É, parece que essa é uma praxe dessa administração: A Gambiarra! É gambiarra em morro despencando, na Cidade do Samba, nos banheiros do carnaval, é gatilho na linha Vermelha, na visita de Obama, na varrição da Cidade de Deus, na limpeza da Cinelândia... Será que vai?