quinta-feira, 3 de março de 2011

LUIZ FUX NO STF

Um testemunho pessoal

Um Ministro de respeito, posso afirmar, já que o conheço dos bancos da escola de Direito da UERJ. Luiz Fux sempre se dedicou com paixão, dedicação, e com eficiência ao conhecimento do Direito. Seguiu a trilha da disciplina, mas partilhando com todos os colegas de turma sua amizade e cordialidade. Luiz é um amigo dos amigos, cordial, gentil, sensato e firme em seus propósitos e convicções.

Em 1972 entramos na Faculdade de Direito, e tivemos o privilégio de ter os mesmos excelentes professores. Na área que Luiz Fux resolveu se dedicar especialmente – o processo civil – tivemos o melhor dos melhores: o Prof. José Carlos Barbosa Moreira. Dele, certamente, sorveu os preciosos conhecimentos tanto do direito, como do exemplo de pessoa. Também um outro professor nos ensinou as trilhas do bom direito: nosso saudoso professor de Civil Simão Isaac Benjó, na casa de quem, durante cinco anos, fazíamos gincanas de conhecimento, e questionários de estudo nas tardes de sábado. Desta turma, que se formou em 1976, quatro vieram a ser professores da Faculdade: Luiz Fux, professor de Processo Civil, Heloisa Helena Barboza, professora de Civil, Vera Jatahy, professora de Internacional Público, e eu de Direito Administrativo.

Após a formatura, a turma, durante estes 34 anos, procurou se encontrar anualmente, no final do mês de novembro, para o nosso jantar. Luiz Fux, sempre que podia, lá estava, independentemente dos seus inúmeros compromissos como Juiz, Ministro, Professor e Jurista. O conhecimento de Luiz Fux do Direito é vasto, e isto pode ser comprovado pela sua vasta bibliografia jurídica, nos seus votos como Magistrado, nas conferências e aulas ministradas. Mas de que vale tudo isto se o nosso novo Ministro não agregasse a este conhecimento as suas virtudes de caráter, e de pessoa cordata, amiga, sensível, e observadora das regras? Felizmente, Luiz Fux agrega estas virtudes; por isso dou o testemunho pessoal que o cargo e a missão pública que lhe foi atribuída é justa e merecida.

Caminhamos juntos nestes 34 anos, desde os bancos da Faculdade, no magistério, nos exames de livre-docência, de doutorado, e de titularidade. Compartilhamos também o mesmo dia, mês e ano de aniversário e, por feliz coincidência, no dia em que Luiz Fux foi indicado para o STF, tomei posse na Câmara de Vereadores. Cada um feliz, muito feliz, com os rumos que a vida nos levou.

Ao caro amigo Luiz Fux, minhas homenagens, e aquele abraço!

Nenhum comentário: