segunda-feira, 28 de março de 2011

RIO + 20: antes da Copa e das Olimpíadas


Rio - Cidade Sustentável

Este é um sonho que pode se transformar em realidade. Basta querermos. E querendo, colocarmos em prática, nos pequenos e grandes projetos. Mas esta  é a nossa dificuldade: organizarmos o exercício de colocarmos em prática.

A Copa está certa para 2014, e as Olimpíadas para 2016. Mas, antes disso, acontecerá, no Rio, em 2012, o grande encontro mundial que atualizará o fórum que, em 92, mudou os conceitos de sustentabilidade - a famosíssima ECO 92. Acontecerá aqui a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - a RIO +20.

O grande legado que justifica a projeção da Cidade para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 deve, ou deveria, estar sendo planejado com um desenho de sustentabilidade. Até para chegarmos lá sem muito mais desastres naturais que afetem tão dramaticamente as nossas cidades, nossas imensas metrópoles.

É esperado que, ao longo deste ano, sejam traçadas metas de preparação para esta Cúpula mundial, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de junho do próximo anos. Está muito próximo!  Os seus objetivos específicos são "a economia verde, no âmbito da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável."

A Copa e as Olimpíadas no Rio só farão pleno sentido se elas  prepararem a Cidade para este novo conceito de Cidade sustentável, com a meta de erradicação da pobreza.

Leia mais sobre o assunto.

Nenhum comentário: