terça-feira, 5 de junho de 2012

Quartel General da Polícia Militar no Rio: nosso patrimônio

A promessa de venda, pelo Estado do Rio de Janeiro, do Quartel General da Polícia Militar na Rua Evaristo da Veiga, no Centro do Rio, criou uma unanimidade entre a sociedade civil e a corporação militar: ambos são contra esta determinação personalíssima do Governador do Estado.

Ontem, na  Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ), houve uma amplo debate acerca do assunto, onde a voz uníssona foi no sentido de que aquele prédio constitui patrimônio histórico da Cidade. Um patrimônio não só da corporação militar, mas de todos nós.

Não se diga, também, que é possível preservar a pequena igreja da Arquiepiscopal Imperial Irmandade de Nossa Senhora das Dores dos Policiais Militares - sem  a preservação do quartel e a manutenção no local dos policiais, que dão sentido às dores de sua patrona, Nossa Senhora das 7 Dores.

Será que a oitava será causada, aos militares, pelo Governador?

No encontro houve intensos, expressivos e emocionados depoimentos de vários comandantes militares, dentre os quais, reproduzo, aqui, um dos mais significativos.  Vale a pena ler: 


Confira também este depoimento:



Nenhum comentário: