quarta-feira, 13 de junho de 2012

Autódromo na Mata Atlântica em Deodoro?

Seria esse o presente que a Prefeitura quer dar à cidade-sede do evento da Rio +20? Um novo autódromo dentro da Mata Atlântica, em plena recuperação?

Crédito: Ana Carolina Marques
Ontem, o Conselho Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio (CONSEMAC) foi surpreendido com o comunicado de que o órgão estadual de meio ambiente do Estado do Rio (INEA) já havia concedido, desde outubro de 2011, ao Ministério dos Esportes, a licença prévia para a instalação do novo autódromo da cidade, em área de Mata Atlântica Federal, sob a tutela do Exército (em Deodoro, no Rio).

E mais: para tanto dispensou o EIA-Rima para tal empreendimento!

O impressionante nisso tudo é que o CONSEMAC, através do seu presidente ( e vice-prefeito da Cidade), havia, desde o ano passado, solicitado informações ao INEA sobre eventuais licenças, não tendo recebido nenhuma resposta!

A licença, e sua publicação no Diário Oficial do Estado, só foi comunicada ao vice-prefeito e ao CONSEMAC, após ter este feito estudos sobre a localização proposta para o novo autódromo na área de Mata Atlântica e constatado a sua absoluta inconveniência.

E, para não inviabilizar o empreendimento, sugeriu outro terreno,  a um quilômetro de distância do local proposto, também de propriedade do governo federal sob a tutela do Exército, que, por estar degradado, não possui vegetação a ser preservada.

Em razão desses estudos, o CONSEMAC aprovou, há dois meses, uma indicação que, até a sua reunião de ontem, não havia sido publicada. E, ontem, em função da surpreendente notícia do licenciamento, pelo Estado, sem EIA-Rima, foi votada sua não publicação.

Todos os representantes da prefeitura no conselho acabaram por votar contra a publicação da indicação, embora esta continue valendo, pois sua revogação não foi votada.

Pelo fato de a indicação continuar valendo, e não ser publicada no Diário Oficial do Executivo, solicitei, ontem, em Plenário, que ela fosse publicada no Diário da Câmara, onde, a partir hoje, já pode ser conhecida por todos os cidadãos. (Confira o discurso e a publicação no DCMRJ)

A sorte da população, que acredita que a cidade-sede da Rio +20 quer realmente que as políticas ambientais sejam para valer, e não só para "inglês ver", é que o Ministério Público Estadual já abriu Inquérito Civil (nº 6886) para apurar este verdadeiro escândalo ambiental. E, no dia 6 de junho, já procedeu uma inspeção no local.

Ali, o que foi visto, é que no coração da zona norte do Rio, um novo parque Atlântico já renasce das cinzas dos mosquetes.

Afinal, a população da área merece, e nós também.

Confira mais registros da visita do nosso gabinete desta área da Mata Atlântica, aqui.

25 comentários:

Rodrjgw disse...

Chamar aquilo de mata Atlântica é piada, sinceramente.. Aquela área é de vegetação antrópica, está completamente degradada! Um autódromo na região só contribuirá para o desenvolvimento da região, equilibrando as demandas de deslocamento da cidade o que, olha só, vai diminuir as emissões de gases poluentes pelos carros.

A senhora provavelmente terá meu voto nas eleições, por favor, se informe melhor sobre aquilo que defende e escreve.

Blog do Felipe disse...

Sônia, parabéns pelas fotos e mostrar o que a imprensa faz vista grossa. Esses críticos de plantão que preferem pregar a destruição do que já foi muito destruído, coitados, são dignos de pena. Esse papo de "contribuir para o desenvolvimento da região" é coisa de bundão ! Temos que desenvolver sim, a cabeça de gente que só pensa em destruir uma árvore que seja. Se fosse assim, ao redor do autódromo de JPA seria o lugar mais desenvolvido do mundo e sabemos que não é bem assim. Muitas pessoas só pensam no verde mesmo, mas no verde das notas de dinheiro. Defender a natureza já custou a vida de muita gente e, críticas ferozes e odiosas não assustam. Parabéns pela causa. Da minha janela vejo todas essas árvores e sei o valor que o local tem.

Blog do Felipe disse...

Incrível como tem gente disposta a destruir o verde e chamar isso de "progresso". Tem gente que chama o local de "vegetação antrópica". Eu chamo quem chama isso de "antropofágico".

Cristina Reis disse...

Pelo amor da santa, dizer que "Um autódromo na região só contribuirá para o desenvolvimento da região, equilibrando as demandas de deslocamento da cidade o que, olha só, vai diminuir as emissões de gases poluentes pelos carros", gente fico com medo de pessoas que pensam assim.

Thiago Bruce disse...

Chocante o comentário do Sr. Rodgrjw e ilustra bem o pensamento daqueles que ainda compreendem o conceito de desenvolvimento sustentável. Aquilio é um remanescente de Mata Atlântica que atualmente apresenta apenas 9 % da sua cobertura original!Piada Sr., é o seu argumento de que um Autódromo (!) irá equilibrar as demanadas de deslocamento da cidade (não sei como) diminuir a emissão de gases poluentes (????). É no mínimo incompreesnsível. Acho que você nem sabe a que um autódromo se destina para dizer uma sandice dessa. Parece até que temos uma população ávida por eventos automobilísticos e com renda sufuciente para frequentar esse tipode evento. QUer saber, vou parar de perder meu tempo. Sr. Rodgrjw, VAI ESTUDAR, MENINO!

Ale Lassoli disse...

Rodrjgw, degradado é seu pensamento!

thiago disse...

bando de ecochatos do cacete...

Anônimo disse...

Bando de econatureba de apartamento, q acha q 1km quadrado de mato no meio de uma metropole é a salvação do mundo.... metropole é feita para girar a economia do estado.... quer mato corre atrás de preservarem a area do interior do estado... não estou vendo ninguem criticando obra alguma no interior do estado.... procurem ver quanto de $$ entra todo ano para os cofres com a formula 1 sendo realizada em Interlagos-SP.... com essa grana da pra se investir por exemplo em despoluir a Baia de Guanabara.... parem de regar suas platinhas de apartamento e pensem grande...

Anônimo disse...

Rio +20???? bom por aí já parei de ler! Bom mesmo e gastar dinheiro público e parar uma cidade para fazer um evento onde no final não se chegou em lugar algum!!!

RJÑPODEFICARSEMAUTÓDROMO disse...

nunca tomaram conhecimento desse lugar. o entorno é todo de ocupação desordenada e nunca ninguém se importou.

se dependesse dos ecochatos e o terreno não fosse do exército, seria tudo asfalto, casebre e foco de dengue.

agora a "contribuição" dos caras é lutar pra inviabilizar um projeto que só vai gerar benefícios em todos os sentidos.

Rodrigo Nunes disse...

Absurdo e chamar aquela regiao de mata atlantica. Vizinha da Av. Brasil uma via no qual se passa horas para percorrer 10 kilometros. Causando ainda mais poluição pois um trajeto que poderia ser feito em 5 minutos se faz em 30 em horarios de pico. Absurdo e ignorar fatos como as familias que estao sendo despejadas dos arredores do Autodromo internacional Nelson Piquet para a construçao de um parque olimpico(ou seja, mais um elefante branco tipo Parque Maria Lenke). A construção de um Autodromo nesta regiao ira trazer desenvolvimento, trabalho, renda e lazer para uma regiao hoje esquecida. Ali nao e lugar de se preservar. Ali e lugar de desenvolver para levantar impostos para recuperar a baia, para despoluir o interior do estado. Para trazer obras de desenvolvimento para a regiao. Absurdo e uma cida como o Rio de Janeiro nao ter um Autodromo Internacional. Leve como exemplo a Florida, que tem 4 autodromos construidos dentro reversas ecologicas. Sra. Sonia, Se informe melhor sobre os efeitos colaterais de um autodromo, busque exemplos pelo mundo, antes de fazer um blog com acusaçoes superficiais e preconceituosas.

Tony Starks disse...

Esses EcoChatos/EcoBobos com seus falsos moralismos são um atraso no crescimento do país/estado. A região citada anda abandonada, e vocês se preocupam com besteira. Querem salvar 1% de mata, mas se esquecem das outras 99. Inúmros autódromos pelo mundo são montados dentro de grandes matas, vide Nurburgring, e o a natureza é protegida pelos entusiastas do automobilismo. Vão se informar melhor e depois postem o falso moralismo de vocÊs.

Anônimo disse...

Era bom a sra. Sonia postar uma foto do Google satélite, pra o pessoal entender onde vai ser o autódromo, porque o terreno de "mata atlântica" na verdade é um pequeno espaço cercado de favelas por todos os lado, e o próprio terreno reservado para o autódromo, "sob tutela federal", já está sendo invadido. Piada falar contra o autódromo com motivos de preservação. Agora, eu sou contra é gasto inútil e obra inútil. Pq a sra. não evitou a destruição do autódromo de Jacarepaguá, que era muito bom, já estava construído e faz parte da história do esporte a motor no Brasil? Lugar onde Senna correu vai virar "Parque olímpico" pra gringo ver. Pq não botou o parque olímpico em Deodoro? A população de Deodoro não é digna das Olimpíadas? A sra., assim como todos os políticos que eu já vi, precisa rever suas prioridades pra esse país começar a deixar de ser piada.

Ale Lassoli disse...

Era bom,vocês visitarema região assim como eu fiz em vez de ficarem procurando no Gogle Maps, Google Earth ou Google Street Views... Enfim, não vale a pena perder tempo respondendo essas pessoas desinformadas que ainda não se deram conta do gasto de dinheiro público que se perderá numa construção desnecessária. O autódromo já existe, por que não revitalizá-lo?

Ale Lassoli disse...

e tem mais! DUVIDO que se a proposta do governo fosse construir um autódromo naquela lagoa podre,aquela poça de esgoto (a Rodrigo de FREITAS) ou destruir o Bosque da Barra,Bosque da Freguesia, Parque Lage, Jardim Botânico, a cidade inteira se mobilizaria contra.
Contudo, estamos falando de "um pedaço de mato no subúrbio", então vocês querem mais é que se foda mesmo...
A população local não tem direito a uma área verde? Só a zona sul e bairros elitistas merecem isso? Será que os moradores da região não iam preferir que a mata se tornasse um bosque, uma área de lazer, já que a região é carente?
Pensem um pouco antes de defender as propostas desse governo de merda!

Anônimo disse...

Ale Lassoli, o autodromo de jacarepagua vai ser usado para as olimpiadas.... com certeza não havia a menor necessidade de se criar outro, porém se acham q a area de Jacarepagua vai ser melhor aproveitada para as Olimpiadas, não vejo outra opção a não ser construir outro autodromo em Deodoro.... o q não dá é para uma cidade do tamanho do RJ ficar sem NENHUM autodromo.... e outra... eu conheço muito bem a area, sou militar ali do campo dos afonsos e a cada decolagem vejo esta area vista de cima.... não dei de onde tiraram q aquilo é mata atlantica.... questionar o gasto desnecessario construindo algo q ja existe tudo bem.... concordo... mas o argumento idiota dos ecochatos de q aquilo é area verde não faz o menor sentido.

Ale Lassoli disse...

Prezado Anônimo,
se você conhece tão bem a área deve saber também da imensa quantidade/ variedade de animais que coabitam a área.
Os "ecochatos", como você citou, querem não só a preservação da área verde em Deodoro como também da área verde que ainda existe em Jacarepaguá (esta depois das Olimpíadas vais virar mais um elefante branco na cidade).

Sou muito a favor do autódromo, o RJ não pode ficar sem, tirar uma árvore sequer pra dar lugar ao cinza é absurdo demais.

Anônimo disse...

Acabou a palhaçada! Sou morador da área e não quero meu dinheiro sendo gasto com essa babaquice.
Deixe o autódromo onde está e muito animais, como a blogueira de cima disse, serão preservados: pássaros, saguis, lagartos, cobras, capivaras...
É hora de mostrarmos nossa opinião!

Pedro disse...

Imensa variedade de animais nessa pequena área de mata ALTERADA, cercada por todos os lados?

http://i49.tinypic.com/2lk7gnb.png

Não estou inventando, isso está na base cartográfica do Instituto Pereira Passos, ao acesso de qualquer um. Isto NÃO é mata atlântica, e todo mundo sabe que uma floresta desconectada de uma massa vegetal maior não vai ter imensa biodiversidade. No máximo tem meia duzia de lagartos, que vocês estão chamando de "variedade de animais".

Dito isso, saibam que chamar essa área de Mata Atlântica é FRAUDE!

Anônimo disse...

Pedro, não interessa se é mata atlântica ou não, o que importa é que não faz sentido derrubar árvores pra dar lugar a pistas de corrida quando a cidade já possui um autódromo. Cidade Olímpica? Faz me rir... E depois das Olimpíadas, mais um elefante branco né!
E quem paga o pato? Os moradores da região que serão removidos por conta de 15 dias de evento. Uma cidade boa pras Olimpíadas deve ser uma cidade boa pros moradores!
e tenho dito

Ale Lassoli disse...

PEDRO,
Venha conhecer a área e vai ver que não é mentira. Eu moro de frente pra essa "área militar" há 16 anos e sei o que eu estou falando. Quanto a suas fontes, enfie onde lhe for mais agradável...

Anônimo disse...

"TM - Estamos vendo o autódromo em uma situação complicada, porque vai ser destruído. Ficou pior correr aqui em Jacarepaguá?


Débora Rodrigues - Com certeza, a pista em si não, mas a infraestrutura com certeza sim, banheiros, boxes, está tudo abandonado, é uma judiação entendeu? Eu tenho certeza que isso aqui é uma especulação imobiliária. Todo mundo sabe que essa Vila Olímpica é provisória, e que depois vão tirar essa Vila Olímpica daqui e isso aqui vai virar um condomínio de luxo. Eu só acho uma judiação por causa disto. Por que na verdade é uma pouca vergonha. Porque não se fala logo: vamos desapropriar e isso aqui vai virar um condomínio de luxo? Fala, que fica mais bonito. Agora, ficar falando que vai desapropriar para fazer Vila Olímpica, é tudo balela.

TM - Você acha que o autódromo Deodoro sai?


Débora Rodrigues - Eu acho muito difícil, pode até sair, mas vai demorar muito! Daqui 10 anos, quem sabe? Porque não tem cabimento você estragar, destruir uma coisa para construir outra. Porque, se aqui já está pronto, porque não faz nesse lugar [Deodoro] a Vila Olímpica? Já que é provisório? Não é mais simples? Eu não preciso ser engenheira para saber disso. É muito óbvio. É pura especulação imobiliária."

http://transportemundial.terra.com.br/index.asp?codc=1855

pois é...

Anônimo disse...

Legal saber que os ecoretardados não sabe que o autodromo de JPA já vai a baixo, não há mais a possibilidade de reverter a situação. Nosso querido e fdp prefeito que foi votados por VOCÊS, não por mim pq eu não votei nele, passou por cima de tudo quanto é órgão e leis federais para derrubar e o autodromo de JPA e construir mais um elefante branco e posteriormente repassar a empresas privadas para construirem mais prédios. Legal isso também né? Lembrem, ecochatos, que o mundo não vive só de área verde, é necessário desenvolvimento nos centros urbanos. Aliás, se vocês não sabem, dentro do autodromo de jpa há tb bastante área verde, área de reserva ambiental e que vai abaixo, que tal procurar saber isso?? Um pedaço de área verde pode sim continuar dentro de um autodromo como ocorre em vários países na europa. Deixem de ser burros e ignorantes e antes de falarem coisas sem fundamento pesquisem direito!!!

Ale Lassoli disse...

Jacarepaguá já foi a baixo, filho! Vem sendo destruído aos poucos ao longo dos anos. Gostaria muito de ver a Confederação de Automobilismo junto com a Federação Carioca brigando como gente grande com as autoridades em vez de só baixar a cabeça.

Resumo da Ópera: o RJ pode esquecer o autódromo, Deodoro já era.Por mais absurdo que seja (é como querer acabar com o Maracanã pra construir condomínio) todo mundo já pode ver onde isso vai acabar.

Blog do Felipe disse...

Existe na área um candidato a vereador chamado Ivanir de Mello. Ele é a favor da construção desse famigerado autódromo e nem precisa dizer que esse mesmo candidato do desmatamento do local. Vamos ficar atentos e divulgar quem é a favor dessa destruição. Não votem em ninguém que seja a favor em destruir um lugar tão bonito. Temos é que preservar o local e lutar para ser criado um parque natural.