quarta-feira, 9 de maio de 2012

Alô verdes .. e toda a população do Rio!

Praça Nossa Senhora da Paz é a bola da vez? 

Em artigo publicado hoje, no O Globo, o articulista Zuenir Ventura conclamou os membros do Partido Verde a defenderem a Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, que será parcialmente destruída para a instalação de uma estação de metrô.

Zuenir tem toda razão em conclamar não só os verdes, mas toda a população para a preservação do verde urbano. Contudo, nossa luta pela preservação da Praça Nossa Senhora da Paz já se iniciou há muito tempo.

Não só pela preservação da referida Praça da Paz, mas pelas muitas e muitas outras praças da cidade do Rio, que têm sido paulatinamente destruídas - da Zona Sul à Zona Oeste, passando pela Zona Norte. (Leia mais)

Por isso, nossa proposta de decreto legislativo, apresentado à Câmara do Rio, de tornar sem efeito os contínuos atos do prefeito que atentam contra o verde da cidade, e suas praças, descaracterizando sua funcionalidade de lazer (art. 235/LOM).

O ataque ao verde e às praças passam por uma ampla lista de parques e áreas verdes, grandes e pequenos, como o Jardim Botânico (invadido), Parque do Flamengo (partido e cedido), Praça Marechal Maurício Cardoso (Olaria), APAs sem conselhos gestores, culminando na Praça Nossa Senhora da Paz.

Ficamos felizes porque à nossa luta, agora, soma-se o estimado articulista Zuenir Ventura.  Outros artigos já anunciaram nossa luta, especificamente pela  Praça N. Sa. da Paz, como o artigo do jornalista Edgard Catoira, na revista Carta Capital, no dia 13 de abril, e reproduzido na coluna do jornalista Ricardo Noblat, na internet, no dia 14, além de diversas manifestações em plenário e em eventos.

Meu último discurso foi realizado no dia 05 de maio, durante um evento organizado pelo PV no Posto 9, em Ipanema (confira neste vídeo).  Na ocasião, me manifestei contrária a retirada de quase 200 árvores do bairro de Ipanema e Leblon, pelo famigerado trajeto do metrô - "nova linha 4". 

Declarei, ainda, que o movimento "Veta Dilma – Código Florestal!" deve ser refletido na consciência verde da cidade, incluindo as áreas de preservação e as praças do município. 

Agora, vemos, felizes, que essa luta já está, também, na preocupação dos formadores de opinião. Ainda bem!

11 comentários:

Liscio Esch disse...

Sra. Sonia,
Estaria impressionado se tivesse havido algum planejamento para esta mega operação. Para variar, o cidadão que tem de sair de casa todos os dias para trabalhar, paga seus impostos para o estado e a prefeitura jogarem este dinheiro todo no lixo. O Ventura tem razão, os governos geram o problema e a população que se lasque. Temos o governo que merecemos... estes pilantras que aí estão. E passam o rolo compressor em cima da população...

Rico Machado disse...

Chamem todos.... o Verde da Praça N.Sra.da Paz é de todos os que AMAM a Cidade do Rio de Janeiro !

Thyago Mathias disse...

Pra além do verde desta praça e de tantas outras, resta o absurdo de ver este traçado-tripa ser imposto sobre a população pelo senhor governador, com a omissão do senhor prefeito, apesar de uma quase unanimidade popular manifestando-se em contrário!

Andréa Albuquerque G. Redondo disse...

Prezada Sonia,
Tenho tratado do tema em diversas postagens no Urbe Carioca, inclusive ontem publiquei duas imagens da estação projetada na N.S.da Paz.
O foco da crítica é a mudança no traçado da Linha 4, A Verdadeira, transformada no puxadinho da Linha 1.
O texto principal é "O Metrô e a Praça" e os complementares estão em "Mais Metró".
Espero que contribuam para a luta pelo Rio.
Andréa Redondo

Sonia Rabello disse...

obrigada pelos comentários.

Tatiana Maria disse...

Vereadora, onde eu posso ver o projeto do BRT que liga a Barra ao Aeroporto Internacional. Estão enchendo de tapumes a parte que tem gramado e árvores na Estrada do Galeão. Temo que coloquem abaixo a área verde para colocar asfalto. =/

Cristina Reis disse...

Que bom que uma personalidade ligada não só com a cultura, mas com o meio ambiente que a sua adesão e a articulação não tenha chegado muito tarde. Que fiquemos abraçados a elas. Salvem todas as nossas árvores, que o Planeta Terra, agradece.

Tereza Coni disse...

Cara Sônia:
Que bom você trazer esta questão, pois esta proposta de usar as Pças como canteiro de obras com retirada de inúmeras árvores é um absurdo. Este chamado 'puxadinho" de linha é mais uma mostra de Planejamento com baixo grau de discussão das alternativas usando critérios relevantes.

Sonia Rabello disse...

Agradeço a todos, pelos comentários. Verificarei quanto a questão do BRT Barra - Aeroporto

Maria Cristina Leão disse...

A Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, já foi consideravelmente devastada. Inúmeras árvores foram derrubas para sua duplicação no trecho o Camorim e Vargem Grande, assim como no canteiro central na altura de Curicica.

Sonia Rabello disse...

Maria Cristina: publiquei este seu comentário no meu FACEBOOK, para tentar dar visibilidade ao que vc relatou. Abraço, Sonia Rabello