sexta-feira, 2 de março de 2012

O Metrô que o Rio precisa

Por que a Prefeitura do Rio está completamente alheia ao processo de escolha da prioridade do traçado do Metrô do Rio - da Cidade do Rio?

Se o Metrô da Cidade do Rio tem suas linhas dentro do limite exclusivo do território geográfico do Município do Rio, por que é que é o Governador do Estado que toma para si a decisão de mudar o plano original do Metrô, referente à linha Barra-Centro (linha 4)?

É fundamental que o Município do Rio exerça suas competências constitucionais de poder concedente do transporte coletivo de âmbito Municipal, e de licenciador dessa importante obra pública, dando cumprimento à lei urbanística prevista no Plano Diretor da Cidade. 

Para isto, nesta semana, esta proposta foi levada também por nossa representação junto ao Conselho de Meio Ambiente da Cidade, em cuja reunião foi deliberado encaminhar o assunto ao Prefeito.

Também demos entrada, na Câmara, de indicação legislativa, solicitando ao Prefeito que tome conhecimento do processo decisório da implantação da Linha 4, atendendo aos veementes apelos da população do Rio, manifestada, especialmente em duas audiências públicas sobre a matéria, e amplamente veiculadas pela imprensa e pela internet.

Veja abaixo nosso depoimento ao movimento social Meu Rio, no término da 2ª audiência pública, na última segunda-feira.





Agradecimentos pelo envio do vídeo ao blog Meu Rio.

Nenhum comentário: