sexta-feira, 27 de julho de 2012

Iaserj: a luta continua

Agenda do mandato 


Na noite desta sexta-feira, dia 27 de julho, a vereadora Sonia Rabello esteve presente ao  debate no Hospital Central do Iaserj, no Centro do Rio, organizado pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado (Muspe), para discutir com a sociedade civil a demolição do instituto para ceder o terreno ao Inca. O encontro foi também uma forma de reforçar a vigília.

Estiveram presentes além de representantes da sociedade civil, servidores da saúde federal, estadual e municipal e dirigentes de sindicatos e associações de classe. Um dos objetivos foi reforçar a vigília em defesa do Hospital, que completará quase dois meses de atividade.

A unidade está sendo desativada pelo governo Sérgio Cabral Filho para ser implodida. O objetivo é construir, na área, um centro de pesquisas oncológicas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O custo da obra está orçado, inicialmente, em cerca de R$ 500 milhões. A polícia federal está investigando a transação. A demolição deixará sem assistência cerca de 100 mil pessoas cadastradas no Hospital do Iaserj, que atende a cerca de 9 mil pacientes/mês e tem capacidade para 415 leitos.

Saúde sucateada - Caso o projeto do novo Inca seja levado adiante, o Hospital central do Iaserj será o terceiro hospital a ser desativado pelo governo Sergio Cabral Filho, que já fechou o Hospital Anchieta e, depois, o Instituto de Infectologia São Sebastião. 

"É uma grande negociata: doando terrenos, destruindo áreas verdes e fechando hospitais. Mas não vamos desistir", declarou a vereadora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Com o Iaserj migrando para a unidade Maracanã, data prevista pra 6 de agosto, o atendimento de ambulatório aumentará em 80%. Não devemos apenas criticar, o fechamento do hospital vinha sendo planejado há tempos. Nada foi feito sem planejamento.