segunda-feira, 2 de julho de 2012

Rio Paisagem Cultural Urbana da Humanidade: hoje e sempre

Comemoramos hoje, nesta postagem, o merecido título conferido à nossa magnífica cidade!  Título merecidíssmo, já que a cidade se situa em meio à uma paisagem de tirar o fôlego.

Agora sim, não haverá mais nenhuma desculpa para o desleixo para com o patrimônio cultural urbano da nossa Cidade.  O compromisso é internacional.  A cobrança também o será!

Dois aspectos merecem destaque neste título:  é que ele foi conferido por um órgão internacional de preservação - a UNESCO.

O segundo aspecto é o de que o título é conferido não só em razão da paisagem natural do Rio - as montanhas, o mar, floresta da Tijuca (replantada por D.Pedro II), mas também em função da intervenção humana nesta paisagem: o Parque do Flamengo, os Fortes, o Jardim Botânico, a orla da Copacabana, o bonde de Santa Teresa, a Igreja da Penha, e toda a estrutura histórica urbana da nossa cidade, que caracteriza o Rio como o Rio.



Assim, já que o título foi por nós pleiteado, e agora conferido, assumimos, perante o mundo, o compromisso internacional de preservar e conservar esta paisagem magnífica, e não mais agredirmos sua visibilidade

Assumimos, também, o compromisso internacional de preservarmos o patrimônio cultural construído, que lhe dá sentido, enquanto  paisagem, não só natural, mas cultural urbana.

O título concedido pela UNESCO não implica um tostão sequer  de ajuda internacional. É um título, um reconhecimento. Mas permitirá sim, aos órgãos internacionais, a possibilidade de exigir que façamos o "dever de casa", melhorando, em muito, o cuidado com o patrimônio cultural da cidade que, como vimos ultimamente, anda, literalmente, caindo aos pedaços.

O título de Paisagem Cultural Urbana é merecido, e àqueles que lutaram pela preservação desta paisagem, e pelo seu patrimônio cultural, nosso muito obrigada.  Por sua luta, o reconhecimento internacional!

Um comentário:

Cristina Reis disse...

Vereadora, eu li o DECRETO MUNICIPAL da criação do Instituto de Patrimônio Cultural. Quem é que o DUDU MARAVILHA vai nomear? Algum FAKE pra tirar vantagem POLÍTICA OU ECONÔMICA ou retratinho como têm feito alguns dos seus secretários, e dizer o SEU pleno amor pelos bens públicos da Cidade do Rio de Janeiro? Só que o senhor Prefeito ainda não se situou ou se ligou ainda, que o umbigo não mais embaixo, é bem lá em cima e em novas fronteiras. A Convenção da Unesco em seus artigos é bem clara quando da proteção do Patrimônios Cultural e Natural. Se as leis brasileiras não funcionam, agora eu quero ver as leis americanas funcionarem. Isto é, se o Prefeito e o Brasil não quiserem passar vergonha e ver tudo ir por água abaixo. Se o DUDU está pensando que criar o Instituto de Patrimônio Cultura e Natural nos mesmos moldes dos escritórios dos Jogos Olímpicos e da Copa Mundial que vai ser uma festa com erário público está muito enganado. As lideranças dos bairros, principalmente, da zona sul, estão apostos e vigilantes, e que é melhor o Prefeito nem se arriscar ou se atrever a nos afrontar e nos enfrentar. Que nós vamos a luta para defender com unhas e dentes do que resta de nossa memória cultural.