quarta-feira, 4 de julho de 2012

Cosme Velho se mobiliza para a melhoria do bairro


A iniciativa é dos moradores.  Pela sua associação, eles decidiram tomar a frente e se mobilizarem para deliberar sobre as diretrizes que acham fundamentais para melhorar o funcionamento dos serviços públicos e a preservação da área, e sobre um projeto urbanístico sustentável para o bairro. 


O bairro do Cosme Velho é uma APAC (área de preservação do ambiente cultural), estabelecida por lei, desde 1991.  E, desde então, espera por normas e diretrizes para o funcionamento do bairro, que é a porta de entrada para o Corcovado – monumento símbolo da Cidade para o mundo.  E ali a situação é caótica, e sem regras. Uma concessionária privada explora o acesso ao monumento sem responsabilidade pelo caos que o movimento causa nas ruas.

Agora, os moradores decidiram criar parâmetros para a qualidade urbanística do bairro, estabelecendo limites para o excessivo assédio de visitantes para compra de bilhetes para o Corcovado, o disciplinamento das vans, a melhoria das calçadas, a conservação de outros bens preservados como o Largo do Boticário, o ponto final dos ônibus, a instalação de um Conselho Gestor, dentre outros assuntos.

Como em outros bairros, os movimentos sociais urbanos estão retomando os espaços que o Poder Público Municipal não tem dado atenção.   

E isto vai dar certo!

2 comentários:

Anônimo disse...

EM PRIMEIRO LUGAR, O BLOG DEVERIA CORRIGIR A INFORMAÇÃO PARA 'POR UMA DAS ASSOCIAÇÕES QUE REPRESENTA ALGUNS DOS MORADORES' 9OBVIAMENTE MAIS CORRETA0. NO LUGAR DA PALAVRA 'EXPLORA' TALVEZ FOSSE MAIS ADEQUADO O TERMO 'ADMINISTRA'. EXPLORAR NOS REMETE A OUTRAS SITUAÇÕES, QUE INFELIZMENTE NOS ATINGE QUASE DIARIAMENTE,

Anônimo disse...

Excelente matéria, o bairro do Cosme Velho tem sido um exemplo de mobilizacao em pouco tempo, agora ganhando novos parceiros alguns igualmente apacados e outros, como Santa, alem de apacados tambem diretamente atingidos pela destruicao do parque nacional da tijuca e os excessos cometidos. Apos um rio +20 nosso compromisso com a preservacao deveria ser bem mais serio!
Que os turistas possam ser bem recebidos e os cariocas tambem possam viver num bairro que merece ser preservado.