terça-feira, 6 de dezembro de 2011

As calçadas do Rio e a falta de fiscalização




Má conservação, ausência de fiscalização pela administração pública e  invasão do espaço destinado aos pedestres. Assim podemos retratar, de forma rápida, a situação de grande parte das calçadas no Rio de Janeiro.

Obrigados a desviarem-se constantemente de tantos obstáculos, os transeuntes sofrem diariamente com as mazelas impostas pela falta de planejamento e ações efetivas por parte dos órgãos competentes.

Os logradouros públicos são constantemente invadidos por carros, caçambas, ambulantes, além da "ocupação" dos espaços por alguns estabelecimentos comerciais com suas mesas e cadeiras, entre tantos outras "pedras", conforme já comentado neste blog.

Na entrada de Jacarepaguá, na Zona Oeste, por exemplo, em determinados trechos, os pedestres são empurrados para a rua, por conta das obras da Transcarioca, “protegidos” apenas por cones que sinalizam um faixa mínima por onde devem passar, em fila indiana, torcendo para que nenhum motorista desatento os transformem em estatísticas do trânsito.

Apesar do empenho de muitos proprietários - responsáveis pela manutenção das calçadas -, a Prefeitura mostra-se ainda em débito com o seu dever de casa no que diz respeito à fiscalização e padronização.

No mesmo bairro, obras públicas não reservam sequer um espaço para cadeirantes ou carrinhos de bebê, como mostra a foto abaixo:
  
Rua Baronesa - Zona Oeste do Rio
Tudo isso a poucos metros da Região Administrativa do bairro...

A "invasão"

Rua Santa Luzia - Centro do Rio
Nosso blog também flagrou um cenário caótico no Centro do Rio. Com a falta de fiscalização nas imediações da Rua Santa Luzia, pedestres também perderam o direito de transitar pelas calçadas da região, e determinados trechos tornaram-se completamente inviáveis.

Enquanto falta atenção do poder público, sobram "guardadores". Em um pequeno percurso é possível observar a grande quantidade de indivíduos que gerenciam as vagas, muitas reservadas com cavaletes. 
  
Rua Santa Luzia - Centro do Rio
E, mais uma vez, a constatação: tudo muito próximo aos órgãos governamentais....
 
Até quando a "maratona" cotidiana será imposta aos pedestres ?

Nenhum comentário: