segunda-feira, 20 de setembro de 2010

SOMOS INTELIGENTES?

A HISTÓRIA DAS 3 GARGANTAS, NA CHINA "MODERNA"?


1.  A tecnologia moderna é incrível; e as mega construções me encantam.  As barragens então, me pareciam fantásticas; mas agora tenho minhas dúvidas.

2.  Ontem vi uma reportagem sobre a mega construção da Barragem das 3 Gargantas, concluída em 2006 na China, no famoso rio Yang Tsé – o rio símbolo da China. Dizem que a barragem, que hoje é ponto turístico, é a nova Muralha da China. Uma maravilha da engenharia moderna, uma das maiores do mundo. Será mesmo essa maravilha toda?

3.  A reportagem era para mostrar que, no fenomenal, houve erros crassos, no seu planejamento ambiental, apesar de todos os cuidados. Um deles está relacionado com a contenção, pela barragem, dos sedimentos carregados pelo Rio, desde sempre, e que agora ficam em grande parte retesados pela barragem.  Elementar...

4.  Calcula-se que em 10 anos 70% da vida no rio esteja inutilizável, pois toda a pesca rio abaixo (e são 1.000 kilometros até chegar no mar) está desaparecendo em função da barragem. O rio era responsável pelo abastecimento de 80% da pesca de água doce na China. Hoje, este setor já declinou 50% em Xangai, onde o rio deságua no mar. Ou seja, para abastecer de energia parte da China, mata-se de fome parte da população!

5.  O famoso peixe “esturjão”, um dos pescados símbolo da China, está declarado como “ameaçado de extinção”, em função da alteração em seu habitat natural, o rio Yang Tsé. Este peixe chegava a pesar 450 kg., e medir 4 metros!

6.  E mais, parte do território de expansão de Xangai, hoje uma das cidades que mais cresce na China, está ameaçado. A cidade já perdeu, desde o início do funcionamento da barragem mais de 4 km quadrados. É que parte dela ia sendo formada pelo depósito natural de sedimentos do rio há milênios, e que agora não chegam mais à cidade. Um problema não ambiental, mas urbano, causado pela “fantástica” barragem.

7.  Nossa capacidade de inventar é enorme. Mas, quanto maior, mais perigoso nas suas conseqüências.  Às vezes, quem faz vê apenas aquele pequeno ponto da construção, e está se achando incrível por isso. Será?

8.  A destruição dos recursos naturais, pelo uso irresponsável e “fácil” de nossas invenções está causando a destruição exponencial dos recursos naturais, que pertencem a humanidade toda. Será que temos este direito, em nome do chamado desenvolvimento? Será que é isto que é "desenvolvimento"? 
Será que somos mesmo tão inteligentes como imaginamos ser?

E a transposiçâo do S.Francisco, a barragem do Madeira, e a de Belo Monte no Xingu, heim?  Tudo direitinho?

Veja os prós em:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidrel%C3%A9trica_de_Tr%C3%AAs_Gargantas

E os contras:

Nenhum comentário: