terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BOAS FESTAS! QUE 2010 NOS DÊ ESPERANÇA E FORÇAS, E QUE POSSAMOS CONTRIBUIR PARA UM OUTRO MARAVILHOSO MUNDO NOVO.

Terminou a Conferência de Copenhague - a COP 15, sobre a qual as notícias na imprensa depositavam tanta esperança num acordo global sobre o clima. Confesso que eu não. Não por falta de esperanças, mas porque, na minha opinião, um acordo deste tipo não se fecha numa conferência tão grande, com tantos figurões. Nestas circunstâncias, ou ele já vai fechado, ou há poucas possibilidades de, em poucos dias, interesses tão distantes se compatibilizarem.

Ao contrário do que está sendo noticiado, acho que a COP-15 foi um sucesso, pois seu principal mérito foi o de colocar a questão climática na agenda política do mundo, tanto quanto a economia. Este foi seu maior êxito.

A construção de um acordo passa pela construção diuturna entre as Nações, e pela cultura de seus povos. É preciso trabalhar para construir esta outra cultura ambiental. Sem isto, qualquer acordo será difícil, pois os dirigentes não correrão o risco de assumir que seus povos estarão dispostos a abrir mão de tantos "bens" econômicos que, por décadas, nos foram mostrados como símbolos do desenvolvimento e do conforto; modelo este que ainda persiste, baseado em um padrão de "crescimento econômico", tal qual vimos até agora. Vemos isto, claramente, ao folhear, ainda hoje, as páginas dos jornais. Tudo parece meio esquisofrênico: de um lado lamentando a falta acordo sobre os cortes necessários para frear o aquecimento global e, de outro, enaltecendo a retomada do consumo de fim de ano, e o aquecimento da economia. Tudo como se uma coisa não tivesse nada a ver com outra - "tico e teco".

Os dirigentes voltaram para casa. Cabe a nós, da "sociedade global", darmos continuidade à política cultural do novo ambiente, que será a base deste novo mundo. Os administradores são os reflexos da sociedade, e não "deuses do Olimpo" que nos dirão o que fazer. E mais, não é só o clima que importa salvar. A questão ambiental é muito mais ampla. Passa pela não extinção das espécies botânicas e animais, pela qualidade de vida das pessoas na cidade e nos campos, pelo não desperdício de tudo que se produz, pelo acesso à alimentação e à moradia digna, pelo não consumo descontrolado e desnecessário, pelo fim desigualdade social; ou seja, passa pela nossa capacidade de vencer o desequilíbrio e a falta de harmonia na Terra.

Este é o projeto que queremos ajudar a reconstruir. É a proposta que recomeça em 2010, com toda a esperança que um novo ano e uma nova década traz.

FELIZ ANO NOVO, E ATÉ 2010!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sonia, continue firme, dando seus excelentes recados. Sim, tb acho que a COP-15 foi de alta importância ao colocar a questão climática na agenda política das nações, como a economia.
Soube por um cientista que o grande Senhor da Conferência foi o SOL >>> por ser a principal fonte de energia para a vida.
Martha Pires Ferreira