quinta-feira, 12 de novembro de 2009

BOLSA CELULAR, OU INTERNET PARA TODOS?

O Ministro de Estado anunciou, ontem, que iria propor ao Presidente uma bolsa celular para os pobres... Eles, quando tem rede, já os têm.
Luiza, estudante do ensino público no Rio de Janeiro, quer pesquisar na Internet o dever de casa encomendado pela sua escola. Embora seus pais tenham conseguido comprar um computador, ela não tem acesso à internet, porque: a companhia telefônica que lhe atende - a OI, mantêm seu telefone mudo e, quando não está assim, o preço de acesso à internet discada, ou banda larga (que exige provedor)é um escândalo! As outras companhias, que fornecem internet, também caras, não dispõem de rede para todo o subúrbio do Rio. Não chegam lá, ou não interessa chegar.
Hoje, mais do que o demagógico bolsa celular, disponibilizar os sinais de telecomunicações de acesso à internet, serviço público da União (art.21,XII,A da CF) é fundamental para o amplo ACESSO À EDUCAÇÃO PARA TODOS, especialmente para os jovens pobres que não tem este acesso ou, quando tem, não podem pagar por ele.
Como serviço público, esta é uma obrigaçao do Estado - mais precisamente, do Governo Federal que, pelo jeito, ainda está longe de ser atendida!

Nenhum comentário: